TEMPOMUSICA: O PROJETO


SITE ORIGINAL: 2002

Inicialmente publicado como "Linha do Tempo da Invenção Musical", o blog TempoMusica propõe o compartilhamento de olhares/escutas do sujeito observador, a partir de suas vivências, identidades sonoras e seu lugar-no-tempo, em uma abordagem multicultural, focalizando e sintonizando acontecimentos e personalidades musicais desde Salvador-Bahia, abrindo o ângulo para diferentes mundos, buscando perceber processos de fluxo/refluxo, assim como quem observa a maré.
TempoMusica é uma tentativa de compreender melhor o universo criativo, a paisagem sonora e a mim mesmo; uma busca de autoconhecimento que resolvi compartilhar.


ABRANGÊNCIA TEMÁTICA


A pesquisa se propõe a dar maior evidência aos criadores (compositores-intérpretes) de música. Contudo, o texto está repleto de referências a produtores, arranjadores, instrumentistas, cantores que, de alguma forma, se destacam na gênese de diferentes tendências, estilos, movimentos musicais.

A atividade do compositor, sendo a mais complexa, coloca-o como elemento significativo no processo de elaboração e síntese da linguagem musical. Ao lado do arranjador (quando não acumulando as duas funções), o compositor define parâmetros rítmicos, melódicos, harmônicos, tímbrísticos, textuais, que sinalizam, na obra, o pertencimento a um gênero ou estilo preexistente, ou a formulação de novos rumos para a criação musical.
Não poderia deixar de incluir ainda os criadores/construtores de instrumentos e equipamentos tecnológicos responsáveis pela invenção de sonoridades inovadoras e o desenvolvimento de mídias para a difusão da informação musical.

No Brasil, João Gilberto é exemplo claro da intuição de um indivíduo em direção a novos mundos sonoros. Menos compositor que intérprete, mais instrumentista que arranjador, misto de tudo isso, ajudou a consolidar a fusão de duas ou mais expressões musicais de raízes afro: cool jazz e samba, sem esquecer as bases telúricas do baião nordestino, e do próprio merengue, resultando em gênero universal - a bossa nova - definida por adjetivo especial que, se não assegura a sua atualidade, coloca-a num lugar especial no tempo.

Compreender melhor as influências sofridas e exercidas por esses inventores, numa visão de contexto histórico, político, cultural, tecnológico, sempre aprimorando nossa escuta, ampliando nosso senso estético/crítico e buscando sentido para as coisas, será um dos resultados positivos deste estudo.


ABRANGÊNCIA ESPACIAL


Busquei alinhar eventos que guardam relações mais visíveis, porém sem limitar geograficamente as conexões. A posicionalidade do observador, nascido e residente em Salvador-Bahia (1954) e o histórico das suas identidades sonoras, determinam o lugar-no-tempo e o ponto de perspectiva.


ABRANGÊNCIA TEMPORAL


Considerei o período em que começa a se configurar no Brasil a música popular, (tal como a entendemos: música produzida e registrada por autores conhecidos e destinada a difusão social ampla) como ponto de partida para uma cronologia histórico-cultural que avança até a contemporaneidade.

Não sendo texto conclusivo, porém processual, passível de constante complementação e revisão, não teremos um projeto acabado e sim, em determinado instante, um recorte do marco inicial ao momento presente. O formato não linear de hipertexto facilita o acréscimo e a mixagem de dados, na medida em que as informações vão surgindo, como também o estabelecimento de novas conexões ou links.


INTERAÇÃO


Os interessados podem colaborar para o desenvolvimento da pesquisa, enviando dados ou sugestões, críticas e correções, bastando contactar o autor por e-mail ou inserindo comentário diretamente no post.

Salvador, 29 de dezembro de 2008.
Roberto Luis Castro